quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Golo P.B.

Ao ver os resultados do Campeonato no site FPN deparei-me com uma situação que não consigo perceber.

No jogo CFB x CNA de dia 17 de Janeiro existe uma menção a um golo de Nuno Farinha (jogador CFB) P.B nos golos marcados pelo CNA.
Alguém me sabe explicar o que é isso?
P.B.?
Presumo que seja Própria Baliza, mas agora existem golos na própria baliza no pólo aquático?

Não me estou a explicar bem.
Sempre existiram golos na própria baliza, pois um defesa pode desviar um remate e um passe e com isso iludir o Guarda-redes e marcar golo na própria baliza. Mas nunca foi registado como auto-golo, que é o que presumo que aqui se passou.
Como há muito tempo estou afastado da arbitragem e este jogo foi apitado por dois árbitros com muita experiência, presumo que seja algo novo, eventualmente derivado das novas regras e que não tenha ainda sido passado a toda a gente.

Pedia que esclarecessem o procedimento nestes casos, para se poderem elucidar as pessoas que, como eu, não conheciam esta possibilidade.
E como se procede em relação a esse golo?
Conta para a relação de melhor marcador do jogador, visto ter-lhe sido atribuído?

Fica a dúvida e o pedido de esclarecimento.
foto: Mark Humphrey

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde.
A situação não me parece, é a minha modesta opinião, ser objecto de debate, uma vez que o "erro", não afectou o resultado final e pode ser corrigido na secretaria.
Estes artigos, em minha opinião em nada contribuem para pacificar o clima de contestação aos árbitros, pelo contrário.
Errar é humano e este "erro", em nada prejudicou o desenvolvimento do jogo e do resultado, certamente que os colegas árbitros, em futuras situações não irão cometer o mesmo lapso.

JB

Anónimo disse...

Meu caro JB, penso que desta vez não tens razão.
Em 1º lugar a questão não está para debate mas sim para esclarecimento.
Em 2º lugar se desta vez não afectou o resultado final, numa próxima vez pode afectar.
E penso que, na falta de reuniões ou locais de esclarecimento formais, este é exactamente o local para se colocar uma dúvida, pois é para isso que servem os blogs.
Relativamente à questão colocada só posso dizer que nos meus mais de 20 anos como jogador nunca assisti a nenhum auto-golo, nem em termos de actas ou resultados.
Mas se o jogo em questão foi apitado por pessoas com experiência é porque certamente é uma nova regra e aí penso que a FPN deverá enviar informação a todos os árbitros e clubes.
Não penso que deva contar para melhor marcador, visto ser um golo na própria baliza, mas penso que deve ser registado como um auto-golo.
mas como disse, não sei esclarecer mais do que isso, pois sou jogador e não árbitro.

Anónimo disse...

o golo é atribuído ao jogador da equipa atacante que se encontrava mais perto da baliza! apesar de ser um auto golo, é considerado golo do jogador que está mais perto da baliza!

Cumprimentos e boas arbitragens!

Anónimo disse...

Cumprimentos a todos,
No pólo à semelhança de grande parte das modalidades desportivas, jogadas com bola, não existem auto golos, excepção ao futebol.
Considero no presente caso ter-se tratado de um lapso, que certamente não será repetido dos colegas árbitros.
Conforme foi dito este é talvez, um dos locais de possível debate de ideias, mas não deve ser local de chacota.
Na realidade quando um jogador da equipa defensiva coloca a bola no interior da sua baliza, o árbitro deve marcar golo a favor da equipa atacante e na acta de jogo o golo deve ser atribuído ao ultimo jogador da equipa atacante que tocou a bola em ultimo lugar.
Esta é uma decisão simples e objectiva, quanto mais se complicar pior.

Abraço
JB