quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Questões para debate

No seguimento da questão dos auto-golos, várias questões me ocorreram e me foram transmitidas por alguns colegas treinadores e jogadores e que aqui lanço para debate - até porque quando eu arbitrava ainda se usavam bandeiras!

Relativamente ao auto-golo, e no seguimento das indicações feitas:
  • Quando um central, a retirar a bola a um pivot e a passar para trás para o seu GR a coloca inadvertidamente dentro da baliza, o golo é atribuído a quem?
  • Se um defesa a passar a bola ao GR a envia para dentro da baliza, a quem é atribuído esse golo?
  • Se a bola escorregar das mãos do GR e entrar na baliza, o que se faz e como se marca?
  • Se em algum destes casos se optar por marcar auto-golo, como se regista na acta de jogo e quais os efeitos nas listagens dos melhores marcadores?

Relativamente a situações de jogo:
  • Quando um atacante remata e a bola bate no defesa e sai pela linha lateral, marca-se livre para o atacante ou a bola passa para o defesa?
  • Quando, após um remate em que a bola bate na trave e fica na água, dois árbitros apitam simultaneamente uma falta, mas em sentidos contrários, o que se deve fazer?
  • Quando um atacante ganha uma falta e o defesa faz bloco, o braço com que faz bloco pode acompanhar o movimento do atacante que marca a falta ou deve estar estático? Quais as punições se ele mover o braço unicamente a acompanhar o movimento?

E se tiverem mais questões sobre situações que ocorrem ou ocorreram nos vossos jogos, seja como atletas seja como árbitros, não hesitem em as colocar aqui ou me enviarem, para se fazer um debate.
Até porque nem sempre as regras são claras e os procedimentos variam de árbitro para árbitro e de situação para situação e seria bom que se pusesse estabelecer aqui um debate sobre a melhor forma de actuar nestes casos.

No caso do auto-golo sei que foi emitido um comunicado, mas até que ponto ele abrange todas as situações?
Como proceder nas que não estiverem abrangidas?

Deixo aberto o debate e espero contar com a vossa participação e colaboração, já que tenho participado pouco aqui no blog - situação a ser resolvida em breve com a entrada de um novo colaborador.

0 comentários: