users online

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Portugal Organiza fase de Apuramento para Europeu B

A Federação Portuguesa de Natação foi escolhida para organizar o Grupo A da Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa B de pólo aquático, em seniores masculinos.
A competição vai decorrer no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra, entre os dias 13 e 15 de Maio.
A Federação apresentou a candidatura juntamente com várias outras federações, e foi escolhida pela Liga Europeia de Natação (LEN), organismo que tutela a modalidade na Europa.
Os países que se candidataram foram a Dinamarca, Moldávia, República Checa, Irlanda, Malta e Turquia.
Os Grupos de Apuramento ficaram organizados da seguinte forma:
Grupo A (Coimbra): Polónia, Portugal e República Checa (Apura 1 equipa)

Grupo B (Odense, Dinamarca): Turquia, Dinamarca, Áustria e Moldávia (Apura 2 equipas)

Grupo C (Malta): Malta, Irlanda, Finlândia e Geórgia (Apura 2 equipas)

Os cinco países apurados juntam-se aos seis já qualificados – Bielorrússia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Eslovénia, Ucrânia e Suíça (país organizador) – para disputar o Europeu B em Lugano, no mês de Setembro.

texto in: www.fpnatacao.pt
Esta notícia que acabaram de me enviar, publicada no site FPN, só me faz rejubilar por termos novamente um grande evento no nosso país, mesmo sendo uma fase de apuramento para um Europeu B.
Mas algumas questões me surgem, e aqui as deixo, para reflexão de quem assim o entender:
  • No último Europeu realizado no país nenhum dos oficiais de mesa foi pago (ou pelo menos uma grande maioria deles). Será que neste vão ser?
  • Quem nomeia os Oficiais? A Federação ou a Associação que organiza?
  • O evento realiza-se em Coimbra, que como todos sabemos não dispõe de quadro de arbitragem. Uma vez que é um evento LEN e onde estará em evidência o trabalho dos nossos Oficiais, vamos seguir o modelo espanhol e internacional e convocar árbitros para fazer de Oficiais, ou vamos formar rapidamente um quadro de Oficiais de Mesa em Coimbra para diminuir custos com a arbitragem?
  • Se formarmos rapidamente Oficiais na região em causa, qual a qualidade do trabalho que vão fazer num evento LEN, por mais pequeno que possa ser?
  • Consultando o calendário, verifico que de 13 a 15 de Maio correspondem a jogos entre 4ª e 6ª-feira. As pessoas ligadas à arbitragem trabalham e estudam? Há gente disponível para faltar esses dias para fazer de Oficiais?
  • Com que antecedência serão convocados e qual o critério usado na sua convocatória?
  • As datas foram impostas pela LEN? Não se poderia tentar apanhar um fim-de-semana para, pelo menos, atrair mais público às piscinas e aos jogos?
  • Porque a escolha de Coimbra, que não dispõe de aeroporto e tem poucas equipas comparativamente com Lisboa, Porto ou mesmo Algarve? Foi como factor de motivação para o desenvolvimento local?

São só algumas questões de ordem prática que me assaltaram a mente quando verifiquei o local e as datas, não querendo com isso menosprezar a importância do evento ou a honra de termos sido escolhidos para o realizar.
Se alguém tiver respostas ou sugestões, agradece-se!

1 comentários:

Anónimo disse...

em relacao a localizacao de coimbra, parece-me bem...imagina que e no algarve, achas que iria atrair muita gente do norte?se fosse no norte, achas que iria atrair muita gente do algarve?penso que na regiao centro, coimbra em questoes de localizacao e melhor...mas sem duvida que ficar a meio da semana, quer dizer...