users online

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Eurico Silva em Budapeste

Eurico Silva está em Budapeste para cumprir a primeira fase do curso de árbitro internacional de pólo aquático da Liga Europeia de Natação (LEN).
Um prémio mais do que justo para o juiz felgueirense, filiado na Associação de Natação do Norte de Portugal, que há muito ansiava por esta oportunidade dada pelo Conselho Nacional de Arbitragem da FPN.

Numa segunda fase, o nortenho regressará em Fevereiro à capital da Hungria. O teste final realiza-se entre Maio e Junho.
Caso seja aprovado, Eurico Silva passará a ser o primeiro português com curso tirado na nova Escola de Árbitros Internacionais da LEN

Notícia publicada no Norte Desportivo de dia 14/11/2008
Parabéns Eurico e votos de boa sorte neste desafio!

14 comentários:

Anónimo disse...

Quantos árbitros portugueses já tentaram ser Internacionais?Quantos é que o conseguiram?
Quem foram os que conseguiram?
Conseguem informar o Pólo Aquático português sobre este assunto?

Anónimo disse...

Só consegue ser Internacional quem for para os testes com a situação controlada.

Vitor Leite foi único até hoje a não ser aprovado num teste para internacional, tudo porque Portugal só podia ter mais 2 arbitros internacionais e mandaram os 2 vitais e o victor, e sem ninguem perceber foi o nortenho que não foi aprovado.

Era mesma coisa que agora que podemos ter mais 1 internacional fosse o Eurico e um gajo do sul amigo de alguem da FPN, serio o Eurico a não ser aprovado.

Mas também só vai ao curso quem tiver a situação controlada na FPN.

Estas coisas são sempre mesma coisa, as melhores ajudas são sempre o melhor saber..

Anónimo disse...

Não havia outro árbitro com mais valor para ir aos testes de internacional???

Como é feita a avaliação para ser enviado para a LEN fazer o curso?

Quem paga???

Alguem sabe responder????

Anónimo disse...

Inscrível... ninguém avalia os arbitros mas enviam e escolhem o Eurico Silva para os testes de internacional.

Fala-se em quem paga...... acho que são todos os amantes ds modalidade, já para não dizer os clubes que ele afundando com as suas arbitragens..

Anónimo disse...

Mais um gajo para chegar aos cais da piscina com mania de ser importante...

Para que mais internacionais???

Já temos 6 arbitros internacionais e apenas 3 têm oportunidade de ir apitar competições LEN, para que gastar mais dinheiro com esses arbitros....

Ganhem vergonha

Anónimo disse...

onde anda a qualidade desse arbitro para ir a LEN fazer curso?

No sul não havia melhor?

Sempre que vamso ao norte e somos apitados por arbitros do norte somos sempre roubados... esse é um dos mais........

Anónimo disse...

Este pessoal escreve e fala e não sabe sabe o que diz.O Machado já tentou ser Internacional e chumbou.O Jaime Rocha também falhou no exame.O Raul Vital foi na mesma altura do Vitor e do Tomé realizar a clinica.
O Raul passou assim como o Tomé, mas o Vitor falhou no exame,se não me engano falhou no exame prático.
O Luis Vital foi o ultimo a ír e passou, por isso não falem do que não sabem.
Agora temos o Eurico,que foi e realmente só foi porque é um dos protegidos da Paula Cruz,pois tem falhado essencialmente em jogos decissivos, já para não falar em relatórios que faz completamente descabidos e sem ter nada a ver com o que se passou.
Vamos ficar a saber concerteza se ele não sabe o que faz, ou se sabe e o faz muito bem....percebem o que eu quero dizer , não é?

Anónimo disse...

Por falar em árbitros Internacionais, alguém sabe onde pára o Luis Santos?Deixou de apitar?
Como jogador e adepto de Pólo Aquático e várias vezes apitado por estes árbitros Internacionais (Santos, Ramos, Raul e Luis Vital)devo dizer que se sente diferenças na qualidade destes para os demais,e a partir do momento que se sabe qual é a equipe de arbitragem os jogadores e treinadores sabem perfeitamente o que podem e não podem fazer e dizer.De Norte a Sul penso ser importante todos os outros árbitros, mesmo quando não convocados,irem assistir a jogos apitados pelos 4 melhores árbitros portugueses, pois á quem goste e não goste deles, por esta ou aquela razão, mas quando vão apitar sabe-se que as regras são iguais para os 2 lados.Se erram?Claro,ninguém consegue estar isento de erros, mas muitas vezes as equipes têm a culpa pois comportamento destas leva os árbitros a terem que se preocupar com outras situações, (comportamento dos jogadores do banco,treinadores,seccionistas), e assim perderem momentâneamente a concentração.Mas de um modo geral são os mais isentos,mais corajosos e mais preparados para apitar qualquer tipo de jogo.Por isso espero que o Luis Santos não tenha desistido de apitar pois deixei de ver o seu nome nas convocatórias.

Anónimo disse...

É incrível o que para aqui vai...
Para o anónimo das 14.42 - protegido da Paula Cruz?
Que acabou de chegar ao Conselho de Arbitragem?
Deves estar a fazer confusão, pois sempre foi protegido do sr Ramos e do Sr Santos, que lhe prometeram "mundos e fundos" e nunca cumpriram.
Em relação à questão do anónimo das 15.10, sobre o Sr Luís Santos, ele só não é convocado por ainda não estar filiado - visto que foi ele mesmo a anunciar que a partir de 31 de Outubro só se poderiam convocar árbitros filiados.
Estou certo que quando estiver filiado será convocado, até porque não estou a ver a FPN a não convocar o melhor árbitro nacional.
Para o anónimo das 13.28 - indica-nos lá, na tua enorme sapiência, quem nomearias do Sul que seja melhor? Não te esqueças que não pode estar ligado a clubes ou ser jogador/treinador.
Realmente não compreendo.
Falam de árbitro internacionais que chegam ao cais da piscina armados em importante, mas não pensam que são uma forma de promover o país, de incentivar e ajudar os novos árbitros a crescer, de formar árbitros, que temos tão poucos.
E não temos só 4 árbitros, tínhamos 6, 2 dos quais foram excluídos das listas da LEN sem explicação pública ou clara quanto ao porquê.
Concordo que o Luís Santos é o melhor árbitro nacional e faz falta nas piscinas, mas o Barradas também o é, assim como os Vitais e o Ramos.
E não temos 3 árbitros a ser chamados para ir lá fora.
Dos 4 actuais em 2007 só foram chamados 2 e em 2008 3 foram a 1 prova e 1 deles foi a mais de 14! para bom entendedor...
Em vez de estarem a criticar o Eurico deviam apoiar, incentivar, pois será mais uma pessoa a ganhar a experiência internacional que falta aos outros, sendo uma pessoa que sempre está disponível e não tem medo de apitar, mesmo que erre, coisa que alguns dos nossos internacionais não fazem!
Por isso parem com estas guerras parvas de arbitragem, criticas e jogos de bastidores e deixem as pessoas trabalhar e fazer evoluir a arbitragem.
Quem quer que fosse nomeado para ir, seria sempre criticado, pois há muita dor de cotovelo e certamente existiriam sempre melhores árbitros.
É pensa é só dizerem que há melhores, mas não conseguirem nomear nenhum!
Bom ou mau, fico contente de podermos ter mais um árbitro internacional e tenho esperança que as participações em torneios internacionais passe a ser mais justa e equilibrada com esta nova direcção.

Anónimo disse...

apoiado! temos é de apoiar o eurico e os restantes para que possam aprender ainda mais...n é facil ser-se arbitro, ha aí mt boa gente que sabe mandar vir e sabe mandar bocas...isso é facil fazer mas esses ratos que ponham apito na boca e dps veem k n é facil!!
Há cá mts bons arbitros portugueses no norte e no sul que apesar de cometerem os seus erros sao bons...ja vi mts boas arbitragens no sul e no norte, mas tbm ja vi mt mas arbitragens...e ha que corrigir isso e so com a experiencia é que se vai la!os melhores arbitros nao nasceram ensinados, tbm ja erraram, tbm ja foram como o eurico!! e mm esses continuam a errar e ve se isso ate no futebol...ate o colina errava e mts outros que vao arbitrar mundias e europeus e liga dos campeoes que erram!!! pa nng é perfeito!!por isso parem de criticar e pensem em dar uma ajuda para isto ir para a frente!

Cumprimentos...

Anónimo disse...

Para o sr.interessado;
Tens visto jogos?A unica coisa que se questiona é qual o critério para se enviar um árbitro á LEN.Ninguém sabe.E a verdade por muito que te custe é que o nome do Eurico está ligado a factos estranhos e esquisitos em vários jogos,em que além da arbitragem ter sido tendenciosa,os relatórios elaborados por ele são na maior parte falsos e mentirosos.Isto é grave,e duvido que a FPN não tenha conhecimento destes acontecimentos.
Além disso tem demonstrado que não tem estaleca para apitar determinado tipo de jogos.Por isso não posso estar em desacordo com muitas coisas que aqui de escrevem...

Anónimo disse...

para o anonimo das das 13:28
pareces que estas bem informado em relaçao aos exames para internacionais . mas ha um pormenor que tu nao sabes e tem q ser explicado no ano em que os tres arbitros foram fazer a primeira clinica a bari com os custos da estadia pagos pelos mesmos, porque a federaçao so pagou as viagens, o delegado da len informou que no ano a seguir portugal so tinha direito a colocar 2 arbitros na len , porque o estatuto de portugal em organizaçoes de provas e participaçoes internacionais era muito curto, para permitir que portugal tivesse mais arbitros internaçionais, na altura eram quatro mas um fora do activo, a federaçao portuguesa foi informada disso mas as pessoas q estavam na federaçao nomeadamente no consellho de arbitragem trataram logo junto da len que os dois primeiros arbitros a serem chamados para as clinic de avaliaçao fossem o sr tome arbitro que esteve retirado da arbitragem cerca de 8 anos e estava a arbitrar á seis meses e o sr raul vital marido da dr Paula vital que na altura era a vice presidente do conselho nacional de arbitragem. pois se agum destes senhores falhase o exame haveria um terceiro para colmatar a segunda vaga , mas estes dois senhores passaram e o terceiro so fez mesmo a clinic para cumprir com a incriçao dada pela fpn á len .o resultado do exame do vitor nunca chegou á federçao chegou sim um relatorio do delegado que o victor tinha boas capacidades para passar a arbitro internacional mas teria que esperar mais um ano e a federaçao portuguesa teria que organizar mais provas internacionais e os clubes portugueses teriam que participar em mais competiçoes internacionais.
no ano a seguir o vitor teve um problema de saude gravissimo e retirou se durante quatro anos .
estes senhores q para aqui veem dar bocas deveriam era fazer um forum e descutir regras e assuntos referentes ao polo e nao andarem para aqui a dizer mal . isto nao passa de uma cambada de invejosos .
deixo uma mensagem de apoio ao Eurico se fores nas clinic como es cá igual a ti proprio consistente e determinado vais ver q tens sucesso um abraço
f.b

Anónimo disse...

Para o anónimo das 14.52
Ao contrário do que possas pensar não só tenho visto muitos jogos como há muitos anos que sou jogador e não só tenho visto muitas arbitragens como posso dizer que as senti no corpo.
Bons e maus árbitros existirão sempre, pois o árbitro tem de praticar tanto como um jogador, e alguns tem mais capacidade para isso como outros, tal como há jogadores esforçados que nunca passarão da mediania e outros que serão sempre bons com pouco esforço.
Quanto ao Eurico, só posso dizer que por muito que erre só tens de reconhecer a sua disponibilidade e vontade de ajudar o pólo aquático português, estando sempre disponível não só para apitar os jogos para que é nomeado como para ajudar naqueles em que os outros recusam apitar.
Não tem estaleca para alguns jogos?
Pelo menos não tem medo de os apitar, ao contrário de alguns internacionais que estão nas bancadas, a actuar como "delegados" ou a apanhar sol em vez de apitarem os jogos mais complicados.
É a esses que deves dirigir as tuas criticas e não ao Eurico e outros como ele, que por mais difícil que seja o jogo aceitam as nomeações e os pedidos feitos para apitarem.
E usam essas experiências para aprender, não são como outros que evitam expor-se a arbitragens mais polémicas e/ou complicadas para não arruinarem a "imagem".
Pensa nisso em vez de criticares e, se for caso, agarra num apito e vai apitar uns jogos para veres como parece fácil quando se está na bancada, mas com o apito na boca não é tão linear.
Precisamos de árbitros e certamente que a tua colaboração será sempre bem vinda.
Assim como apoiar e incentivar em vez de criticar,por criticar!

Anónimo disse...

Pois, ao contrário de ti que não estás bem informado...