users online

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Norte Desportivo - Árbitros receberam incentivo à revelia da direcção

Departamento Técnico sabia
Árbitros receberam incentivo à revelia da Direcção

A tabela de arbitragem, do anterior CNA, nunca chegou a ser apresentada à Direcção da Federação Portuguesa de Natação.

Os árbitros e oficiais de mesa convocados para os jogos de pólo aquático da Supertaça Carlos Meinêdo receberam subsídios e incentivos baseados numa tabela que não foi aprovada pela Direcção.
Segundo o que o ND apurou, a suposta nova tabela, acordada numa reunião realizada em Março entre Luís Santos, anterior vogal do Conselho Nacional de Arbitragem, Paulo Ramos, anterior vice-presidente da Direcção, Pedro Brandão e Helena Barros, ambos do Departamento Técnico, nunca chegou a ser apresentada ao órgão directivo. No início da nova época, os mesmos intervenientes apresentaram a nova tabela nas várias reuniões regionais e nacionais de árbitros.
As auditorias revelaram que foram encontradas “incongruências ao nível de subsídios atribuídos à arbitragem”, referiu o «vice» Nuno Lobo, em comunicado. “Compromissos anteriormente assumidos referiam aumento ao nível de incentivos mas nunca tinham sido aprovados em reunião de direcção, pelo que não podem ter qualquer validade”, explicou, acrescentando que “os subsídios devem respeitar a tabela que vigorava anteriormente”.
O ND sabe que, a 16 de Dezembro, se realizará uma reunião para aprovar uma nova tabela sem incentivos e com quilometragem de deslocação corrigida.
Joaquim Sousa - joaquim.sousa@onortedesportivo.com

30 comentários:

Anónimo disse...

as coisas nao sao bem assim... se actualmente so nomeiam um oficial para a mesa.. parte-se do principio que as tabelas foram todas aprovadas.... uma vez que um dos "incentivos" passaria por ser nomeado apenas um oficial e duplicar o valor......

Anónimo disse...

reina a desorganização na FPN... mais uma vez... é bom que isto venha a publico e que sejam publicadas as tabelas..... para cada um de nos poder decidir se apita ou nao...

Anónimo disse...

Os comentários anteriores são completamente despropositados e desprovidos de veracidade.
As tabelas foram apresentadas nas reuniões efectuadas com os árbitros, a nivel regional e nacional em Rio Maior, pelo Luis Santos e reforçadas pelo então director federativo Paulo Ramos.
Não tentem desculpar quem tem responsabilidade nas afirmações que efectuou perante uma plateia de árbitros, inclusivemente em ambas as reuniões em que estive presente o mesmo foi validado pela Helena e Pedro Brandão.
Para os mais atentos houve quem por em ambas as reuniões chamou à atenção para a veracidade de tal documento e da sua validação pela direcção da FPN, ao que foi respondido pelos presentes que a tabela estava aprovada e éra para ser colocada em prática.
Agora por favor não queiram tapar o sol com a peneira nem desculpar os seus responsaveis, Ramos e Santos.
A actual direcção embora exista alguma continuidade não pode ser responsabilizada pelos actos de gestão irresponsaveis do Ramos.
O que aqui mais uma vez está provado perantes estes factos é a falta de ética do Ramos e irresponsabilidade do Santos que se deixou influenciar e deitou a perder aquilo que estava há muito construido, a união da classe.
Quando as pessoas se preocupam apenas em promover a sua imagem em proteger os amigos, como está provado na auditoria, é nisto que dá.
Apelo para a serenidade de todos os árbitros e que acima de tudo não prejudiquem as equipas e os jogadores e que tenham em conta as pessoas que estão neste momento à frente da modalidade, o Nuno e a Paula, pois são pessoas que vão desenvolver esforços no sentido de resolver a contendo a situação criada.

Anónimo disse...

caros bloguistas
as tabelas foram divulgadas a todos os presentes na reunião de Rio Maior, num CD.
Está aqui a prova da sua existencia, o que não foi explicado pelos senhores que a elaboraram, é que não poderia ser aplicada, porque o presidente da federação não teve dela conhecimento. Foi um engodo lançado pelos senhores Ramos e Santos e restante companhia em final de mandato para tentarem salvar a face. A isto chama-se desonestidade e falsidade.
O que o ramos queria éra pavonear-se nos jogos internacionais e nas piscinas nacionais como o senhor PÒLO e o coitado do LUis foi por arrastamento.
Lmentável.......

Anónimo disse...

pessoal, aqui quem não tem a culpa de nada é o Luís, que fez o que lhe competia e acreditou em quem "validou" o que apresentou.
Chame-se os responsáveis, mas não se pode denegrir a imagem de uma pessoa que, com os seus defeitos e virtudes, é árbitro e quer o melhor para a arbitragem.
Agora quem tinha responsabilidade e estava presente é que deve ser chamado para se justificar!
E deve haver, finalmente, união entre os árbitros para um bem comum.

Anónimo disse...

Caro colega, peço desculpa mas o Luis tem a sua cota de culpa.
Foi ele que apresentou nas duas reuniões a tabela e numa delas em lisboa estava presente o Ramos e foi questionado pelos presentes da aplicabilidade objectiva da tabela e se a mesma estava aprovada e validada pela direcção ao que respoderam em unissono que a mesma estava aprovada e que era para ser aplicada inclusivamente com incentivos e o projecto de acompanhamento de novos árbitros.
Eu estive lá e ouvi quer as duvidas levantadas pelo Barradas e o presidente do CA de Lisboa, onde inclusivamente foram acusados de destabilizadores e que não estavam a querer colaborar.
E lamento o Luis ao calar concordou e não levantou duvidas e voltou a apresentar a tabela e entregou o cd em Rio Maior.

Anónimo disse...

Mas sera que esta dificil de ver que o Luis Santos não tem culpa de nada????Sera que nao conseguem ver que ele so anunciou aquilo que lhe disseram que podia anunciar?pq e que nao se falam na Helena Barros, no Pedro Brandao que sao as pessoas que ainda la estao, que disseram que sim juntamente com o Ramos e agora ninguem os ouve??mas o que e que lhes aconteceu??O Luis Santos so anunciou o que lhe disseram que estava aprovado, pois para quem nao sabe, o vogal do CNA nao tem poder executivo para nada!!!

Anónimo disse...

Por favor.... o Luís Santos é quem menos pode ser responsabilizado. Quem tinha poder de decisão e esteve presente foram o Ramos e a Barros.
Porque criticam quem apresentou de acordo com o que decidiram em conjunto e não se chama à responsabilidade quem não devia ter autorizado tal comunicação.
Ele pode ter falhado em muitas coisas, mas nesta não é minimamente responsável!
Bolas, há que unir os árbitros, mas não crucificar quem não tem culpa!!!

Anónimo disse...

Caros colegas de arbitragem.
Em outro contexto eu até aceitava a menor culpabilização, do Luís Santos.
Contudo ele foi um dos participantes e envolvidos na elaboração da dita tabela.
Por favor não sejamos ingénuos, mas ele tem a sua quota de responsabilidade, porque foi ele que a apresentou e além disso foi confrontado quando á sua aplicabilidade e fundamento pelos chamados contestatários.
Todos os presentes na reunião de Rio Maior tiveram oportunidade de ouvir, quer as questões levantadas quer as respostas dadas pelo Luís.
Se ele não tinha a certeza do que dizia, passava a “bola” para o Ramos. Mas não ele subscreveu e assinou por baixo.
Mais uma vez aqui está presente o nível a que nos habituou o Ramos. O engano o engodo, que pelos vistos todos vcs, acreditaram de boa fé.
Mas como já aqui foi dito há que unir a arbitragem e por mais evidente que seja a culpa ou não do Luís ele efectivamente será o menos responsável, mas por favor, não tentem branquear a situação, o Ramos é o principal responsável pela situação criada e só prova que ele nunca teve qualquer intenção em defender a classe mas sim pavonear-se pelos corredores do poder, LEN e Federação. Péssimo muito péssimo.
Também a Helena e o Brandão tem alguma culpa na situação, eles próprios transformaram esta proposta numa bandeira da direcção cessante.
Já agora uma coisa que eu não consigo compreender é a presença destes dois elementos, enquanto “funcionários” da Federação, nas reuniões de arbitragem, para depois certamente lavarem as mãos como Pilatos.

Anónimo disse...

Pois o importante é encontrar culpados.
Muito bem, a direcção do pólo estava entregue a quem?
Paulo Ramos, coadjuvado pelo Pedro Brandão e a Helena Barros.
Elaboraram uma tabela e aprovaram.
Está aprovado, ou só têm poderes para o mal?
Ou o presidente (principal protagonista negativo) só sabe aparecer para desautorizar ou para lançar guerras Norte/Sul, desestabilizar e "compreensivelmente" e "discretamente TUDO FAZER PARA O FIM DO PÓLO!
O que esse senhor quer é dividir para reinar!!!
Só não compreendo o papel a que o Nuno se está a sujeitar.
Continuem a caça ás bruxas, que o Presidente AGRADECE, continuem a olhar só para o vosso umbigo que num curto espaço de tempo ides todos apitar natação!
Viva o Presidente, Viva a Vogal que sabia e apoiou tudo para agora desestabilizar, vivam todos os lacaios que andam a fazer o trabalho ao presidente.

Anónimo disse...

DESCABIDOS OS COMENTARIOS???? É DE RIR.... MAS QUEM É K NAO VÊ K SOMENTE UM OFICIAL PARA A MESA E K ESTA A SER NOMEADO???? E K O CLUBE DA CASA TEM K LA POR OUTRA PESSOA?
INDEPENDENTEMENTE DE QUEM APRESENTOU A REUNIAO EM RIO MAIOR E DE QUEM LA ESTEVE PRESENTE JULGO K SERA MAIS IMPORTANTE K "ACHAR" CULPADOS PARA ESTA SITUAÇÃO K NOS ENCONTRAMOS É PRECISO REUNIR OS ARBITROS E TODOS JUNTOS LUTAR POR ALGO PARA NOS...

Anónimo disse...

Realmente só posso rir ao ver os comentários.
Procuram-se culpados, ataca-e tudo e todos, mas efectivamente ninguém quer ver o óbvio - os culpados são conhecidos e tem nome.
Sim, eventualmente o objectivo é acabar com o pólo aquático, começando nos árbitros e acabando nos clubes.
Quais as melhores vitimas?
Quem já não está!
Então o anónimo das 11:28 que desresponsabiliza os envolvidos no processo e culpabiliza o presidente e a vogal, só me faz desmanchar a rir!
Herda-se uma situação mal trabalhada e resolvida e depois são todos culpados, especialmente quem trabalha para a arbitragem e não tem nenhum poder de decisão.
Uma coisa é certa - os árbitros tem de se unir.
E se a situação não se resolve depressa prevejo adiamentos de jogos já nas próximas jornadas.
Há que dar a cara por este processo e responder aos árbitros, explicando claramente o que se passa.
Quem esteve envolvido deve reunir e explicar porque não se cumpre o largamente comunicado, pois não se falou nisso só uma vez, mas repetidamente.
Deve-se apresentar uma solução e rapidamente pois eu, da minha parte, recuso-me apitar fora da minha região até ser esclarecido.
E sei de Oficiais de Mesa que vão estar indisponíveis, por estarem a fazer mesa "sozinhos" para receberem o mesmo que sempre receberam!
Atenção ao que se faz, chame-se à responsabilidade quem de direito, mas vamos tentar ter calma e serenidade e, dentro da medida d possível, não prejudicar clubes e atletas que não tem culpa nenhuma neste processo todo!

Anónimo disse...

isto é a verdadeira palhaçada... quem esta de fora... ate se ri... vao ser os clubes os prejudicados por uma merda k o sr. presidente da federação decidiu "comunicar" como indevida.... mas que andou ele a fazer nos outros 3 anos... ????? agora os outros sao incompetentes..... duvido que sua excelencia nao teve kk conhecimento sobre isso..... vai acabar o polo...

Anónimo disse...

Essa pessoa q e presidente e q esta a lixar isto tudo. Quer acabar com o Polo??pois sim senhor, que o digo e nos vamos todos embora formar a nossa federaçao. S n quer acabar com o Polo entao que n nos ande a lixar a vida!!A nova tabela nao foi aprovada mas a nomeaçao de apenas 1 oficial( que deriva da tal nova tabela) foi e esta a ser cumprida. Mas o q e isto????Sr presidente diga o q pretende!!!

Anónimo disse...

" Exmos. Senhores,

Após várias auditorias realizadas junto da tesouraria da FPN que encontraram algumas incongruências ao nível de subsídios atribuídos à arbitragem em jogos de pólo aquático, e, porque tivemos conhecimento que compromissos anteriormente assumidos referiam aumento ao nível de incentivos mas NUNCA tinham sido aprovados em reunião de direcção pelo que não podem ter qualquer validade, somos levados a adiar para já, tais tomadas de posição, que terão de ser objecto de estudo e necessária aprovação para que de facto se venham a concretizar.



Desta forma, até novos desenvolvimentos, os subsídios a atribuir para jogos de pólo aquático realizados na época 2008/2009, devem respeitar a tabela que vigorava anteriormente e que dizia respeito à época transacta.

Com os melhores cumprimentos"

neste momento o que interessa saber é kuando estao a pensar resolver isto... ha jogos e calendarios para cumprir.... nos arbitros temos que nos unir... até as ultimas consequencias... e pelos menos "defender" algo que pela primeira vez nos é favoravel.... apitamos ha anos... e agora que alguem ou algumas pessoas tentaram fazer alguma coisa por nos.... estao a ser crucificados.... quando o unico culpado neste historia tem somente um nome... o sr. presidente da FPN que vive nas sombras dos outros e nao faz rigorosamente nada.... claro que nunca vai errar.... tem sempre alvos pra abater... o 1º foi o ramos... vamos ver os proximos...

Anónimo disse...

acho que o comunicado deveria ter partido do sr. presidente da
FPN e nao do Nuno Lobo... já se esta a aproveitar do mesmo.. para tomar as decisoes menos "pacificas".... numa proxima reuniao de arbitragem.. k deveria ser já... o babana do presidente devia estar presente e assinar a sua presença... para depois dizer k nunca ouviu nem teve conhecimento de semelhante... haja paciencia....
cambada de incompetentes..

Anónimo disse...

16 de Dezembro???? devem estar a brincar.... só pode.... e com a nossa cara... ainda vamos repor o dinheiro k recebemos indevidamente... e ninguem pode recusar jogos.. upa upa... lol é de rir.... tamanha palhaçada...

Anónimo disse...

Viva o Presidente, Viva a Vogal que sabia e apoiou tudo para agora desestabilizar, vivam todos os lacaios que andam a fazer o trabalho ao presidente.


é msm isso.... nunca ninguem disse nada mais acertado num blog....

Anónimo disse...

Ao comentário anterior:

Não percebes nada do que falas.
És muito pobre...

Anónimo disse...

sim sim... so quem está de fora é k esta a ver o filme k esta federação esta a fazer.. e a nova vogal... se isto era pra melhorar.... tem-se visto imenso.... deve ser pros lados do sul...........

Anónimo disse...

O anónimo das 11,28 sou EU.

Não quero lançar confusão, nem dividir, mas por favor sem facciosismos;

1º A tabela não tem validade!
1a) Não tem validade para os pagamentos!
1b) Tem validade para as nomeações!

Comecem a fazer contas, quanto poupa a FPnatação com esta medida?

2º Estimavel Honesto e amigo Nuno Lobo, como caíste numa situação destas?
2a) Empurrado pelo Pires!
2b) Enganado pelo presidente da Natação!
2c) Um aviso, cuidado com as companhias!

3º Porque não apita o Luis Santos?
Com o devido respeito por todos, o MELHOR ÁRBITRO PORTUGUÊS!

Continuem a escrever nos Blog's, ou então façam greve, para mais uma vez o presidente (REMUNERADO) dizer " ELES NO PÓLO NÃO SE ENTENDEM, PARA QUÊ INVESTIR?"

É lamentavel que pessoas por guerras pessoais (Pires), segurarem o lugar (presidente) ou ambições pessoais ((vogal) ai Len, ai Len), estejam a fazer TODO o TRABALHO SUJO do ASSALARIADO!

Anónimo disse...

És mesmo engraçado anónimo das 11.28 e das 9.25.
És tu?
E quem és tu?
Sim, porque deves perceber imenso disto para estares a acusar as pessoas sem sequer perceberes do que falas.
Guerras pessoais?
Ambição?
1ª informação - a vogal que tu tanto gostas de acusar nem árbitro internacional é, e pelo que sei dela nunca pretendeu ser. LEN? Isso é para as pessoas como o anterior vogal ou vice-presidente, eles sim árbitros internacionais, que se pavonearam enquanto puderam pela LEN, lançando a sua semente e esquecendo que Portugal tinha mais árbitros.
É uma tristeza acusares alguém de ambições pessoais sem sequer saberes do que falas.
Guerras pessoais (Pires)?
Porque se recusou a ver o dinheiro do pólo aquático ser gasto em despesas de promoção pessoal de alguém que só pensou nele enquanto ali andou?
Por favor!
"Não quero lançar confusão, nem dividir, mas for favor sem facciosismos"
Esta então é de rebolar no chão a rir.
Porque o que estás a tentar fazer é exactamente isso. A tentar branquear a culpa de quem lá esteve e a acusar a torto e direito quem tenta trabalhar.
"3º Porque não apita o Luís Santos?"
Efectivamente acho que todos concordamos que é o melhor árbitro português, mas também é o árbitro que NÃO ESTÁ FILIADO!
Podes consultar as listas de árbitros filiados no site da FPN, www.fpnatacao.pt, para o caso de não saberes onde procurar.
E sem filiação não pode ser nomeado!
As coisas são tão simples, porque insistes em atacar sem saber os factos, porque insistes em acusar em tentar dividir, ainda por cima se sabes tanto, porque não te identificas?
Escrever por escrever é fácil, assim como acusar por acusar, mas conheces ao menos as pessoas de quem falas, ou os factos?
E, pelo que sei, as nomeações são feitas de acordo com o que está no regulamento de provas 2008-2012, debatido e aprovado pelas associações, que provavelmente não te deste ao trabalho de ler, e não de acordo com alguma tabela.
Deixa de ser ridículo.
São pessoas como tu que dão mau nome ao pólo aquático e à arbitragem em geral e criam este clima que fazem com que realmente o presidente, ou qualquer outra pessoa, diga que no pólo aquático só querem guerras e não se entendem.
Fico desiludido com este tipo de comentários gratuitos e acusações, mas é a realidade das "mentes brilhantes" que se dedicam a blogs e depois nem coragem têm para se identificar".
É TU? PARABÉNS
Eu também sou EU!
E seguramente que os outros anónimos também irão dizer "Sou EU!"

Anónimo disse...

Concordo quase na integra com o comentário anterior.
Contudo esta situação foi criada por um senhor que tem nome, Paulo Ramos, que andou a apregoar aos sete ventos a nova tabela o novo projecto e com ameaças, aqueles que não queriam colaborar.
E pasme-se onde esta a tabela, que eu até tenho em CD, aprovada em acta de direcção?
Não existe nunca existiu pelos vistos só na mente dele da Helena e do Brandão e lamento mais uma vez o Luis ter ido no rol de mentiras, portanto ele também tem alguma culpa.No minimo podia ter questionado a sua validade, mas não considerou a mesma um facto consumado.
Apela -se à serenidade, concordo de certeza que não é este processo que nos vai deitar abaixo.
Alguem que por aqui andou e que se deveria ter demitido na altura certa devia agora colocar a mão na consciência e afastar-se das psicinas nacionais e ir dedicar-se a outros afazeres, pois fez muito mal à nossa modalidade enquanto por cá andou e em particular na federação.
Lamenta-se mas é um facto concreto.
Este senhor apenas pensou nele, em nada contribuiu para a evolução da modalidade, ao contrário de outros que sempre andaram com a baliza ás costas..... durante estes anos (4) o que fez foi pavonear-se e arvorar-se de bom e grande árbitro, que até se reconhece a sua qualidade, mas tanto não.
A vergonha e a honra é algo que diz muito a algumas pessoas mas infelizmente não a todos.
Só espero que o presidente da federação se comporte á altura e assuma a sua responsabilidade, só não digo par alhe fazer o mesmo que fez aos dois internacionais que suspendeu, porque não concordo com purgas e caça ás bruxas.
Mas uma coisa é certa a verdade vem sempre ao cimo.....

Anónimo disse...

TANTA CONFUSAO... ALGUEM ME EXPLICA (JA QUE SABEM SEMPRE TUDO... )PK QUE SO SE NOMEIA UM OFICIAL DE MESA???? E PK K SO SE NOMEIAM ARBITROS FILIADOS?????
ATE ONDE CHEGA A VERDADE????? OU SO SE VE AKILO QUE INTERESSA AOS OLHOS DA FPN??????
HA ALGUMAS INCONGRUENCIAS SIM.. MAS POR PARTE DO CONSELHO NACIONAL DE ARBITRAGEM E DA FPN...

OU A REUNIAO DE RIO MAIOR SO TEM VALOR PARA AS COISAS MÁS?????

Anónimo disse...

Srª Vogal;

Por obsequio podia informar o porquê de a "famosa" tabela não sêr válida para os pagamentos, mas sêr válida para as nomeações?
Porquê só um oficial de mesa?

Obrigado

Anónimo disse...

Aos anteriores colegas.
Porque não foram a Rio Maior aí podiam ver esclarecidas todas as duvidas.
Mas podem sempre colocar as questões ao Luis e ao Ramos eles sim é que podem responder o porqê da nomeação de um oficial de mesa, já que são um pouco lentos de pensamento.
Quanto a Rio Maior, na verdade nem tudo foi mau.
Mas não podemos esquecer os factos que levaram a esta celeuma.
A Falta de verdade e a Falta de caracter das pessoas.

Deixem a Vogal em paz.
Pelo menos ela está a tentar trabalhar e dá a cara e responde a telefonemas quando contactada, coisa que os anteriores não faziam.

Anónimo disse...

lol
nao vi esclarecida as duvidas... mas tudo bem.. nao vejo qual a diferença...

perguntas directas.... e simples...

pk que so se nomeia uma pessoa para a mesa??? hein??? alguem explica semelhante...

foram as indicaçoes... esta semana ja vao ser 2 nomeados??? brilhante...


se o(s) comunicado(s) do ramos e o luis santos nao servem para umas coisas... nao deveriam servir para coisas mais simples... tipo esta pergunta??????????!!!!!!

sem falar nas filiações ate 31 de outubro.....tambem foi comunicado em Rio Maior.... como nao foi do conhecimento da direcção.. porque que nao se faz à semelhança dos anos anteriores???? hein???

Anónimo disse...

dá muito a cara.. a unica pessoa que deu a cara até este momento foi o NUno Lobo que assinou o comunicado... de resto...minha nossa....

Anónimo disse...

Caros colegas;
Todos os representantes da FPN são culpados,por esta situação.Uns porque a criaram, outros porque quando lá chegaram nada fizeram para saber a realidade da situação.
E os árbitros mais uma vez são os prejudicados.Não façam mesas, não apitem, esta é a minha proposta para resolverem este problema criado pela FPN.Espero também que os culpados peçam a demissão, pois o que se passa é uma vergonha.

Anónimo disse...

Deviamos era pedir a demissão do Presidente da Federação Portuguesa de Natação por ser um ditador e por querer afundar a nossa modalidade.GREVE!!!