users online

sábado, 7 de junho de 2008

"Retirada" e Pedido de Desculpas

Para acabar com os comentários e com as questões, confirmo que até ao final da época penso estar indisponível para provas nacionais.

Mas, se pensarem bem... a época acaba daqui a 15 dias, e eu sou só mais uma peça pequenina neste xadrez que é a arbitragem.
N
ão estava a apitar, e era apenas oficial de mesa, na maioria dos casos de 2ª ou 3ª escolha, para tapar-buracos.
Por isso, não vale a pena levantar ondas ou colocar questões, sobre esta decisão (prematura? impulsiva?), de me "retirar".
As pessoas que deviam ter conhecimento da minha decisão e dos motivos que me levaram a colocar essa possibilidade, foram devidamente informadas (i.e. o presidente da FPN e as duas outras entidades, que me merecem o maior respeito, com as quais colaboro regularmente).
Não vamos especular sobre isso, pois não vale a pena e não é "por morrer uma andorinha que acaba a primavera".
No entanto, quero pedir desculpas às equipas, a quem a minha decisão, de não comparecer aos jogos este fim se semana, possa de alguma forma ter afectado, sejam as dos jogos para que estava convocada, sejam as de outros jogos que possam eventualmente ter sofrido alterações pela ausência de um árbitro/oficial no Play-Off e na Liguilha.
Devo salientar não ter sido uma das pessoas incluídas na primeira convocatória para estes jogos (como se pode verificar na convocatória inicial enviada e aqui publicada), e que só fui contactada na 4ª de tarde, para o 2º jogo da Liguilha e, posteriormente, para os jogos do Play-Off, o que me levou à dedução que houvessem outras opções (até pela situação que originou esta decisão).
Gostava também de realçar que, quem me conhece, sabe que estive sempre disponível e fiz qualquer sacrifício para que todos os jogos, especialmente os jogos importantes como os play-off (de qualquer categoria, incluindo os juvenis femininos em Santarém, por exemplo), tivessem a equipe de oficiais de mesa completa, por respeito para com as equipas, atletas e clubes que neles participavam. Por isso podem calcular que ao tomar esta decisão, não o fiz de ânimo leve.
Na quinta e na sexta-feira vi-me confrontada com a situação de, ao aceitar ir este fim de semana, estar a incorrer em despesas que não sabia quando seriam reembolsadas, uma vez que teria de ir no meu carro, já que os bilhetes de comboio adquiridos tiveram de ser reembolsados pela CP, por esses mesmos comboios terem sido suprimidos devido à greve, além de ter de pagar pelo aluguer de um quarto num hotel ou pensão (tal como um dos árbitros que iria, convocado na quinta-feira, para "tapar buracos" nos infantis).
Nessa mesma sexta-feira tive de optar entre manter o respeito, que sempre tive, por equipas e atletas e mesmo pela FPN que me convocava (mesmo sendo para "tapar-buracos"), e perder todo e qualquer respeito por mim, pela forma como fui nesse dia desrespeitada, enquanto pessoa e oficial.
E, com as minhas maiores desculpas às equipas, desta vez ,optei por manter o meu amor-próprio e respeito e indisponibilizar-me.
Nada demais, nada de menos!
Nada que valha a pena grandes interrogações ou grandes ondas.
Nada que ponha em causa a arbitragem nacional ou regional ou a união e "solidariedade".

Espero que sirva para "calar" as questões e, mais uma vez, mil perdões ao SCS, Portinado, VSC e ADDCEG, mas, pela primeira vez, decidi colocar a minha idade, anos de dedicação e investimento à frente do desrespeito com que fui tratada.
Continuo e continuarei, como sempre, disponível para colaborar com qualquer entidade, que assim o solicite ou necessite, em eventos, provas, torneios, campeonatos. E é com o maior prazer que o faço e espero continuar a fazer.
De igual forma continuarei com o blog e a trabalhar em propostas em prol da modalidade e da evolução da nossa arbitragem e pólo aquático (pelo menos enquanto tiver tempo e disponibilidade e contar com o enorme apoio que os clubes tem dado a este projecto), assim como com a análise da época em termos de arbitragem.
Só me "retirei", de árbitro/oficial de 2ª escolha, 15 dias antes do final da época.
Nada demais para quem já tem muitos anos disto nas costas, muitas faltas de respeito nestes últimos anos e que chegou ao seu limite!
Boa sorte amanhã a todos para os Play-Off.

4 comentários:

SISCU PEREIRA disse...

Acho que vamos todos sentir uma grande falta.
Espero que algum dia voltes ao que tu adoras.

És a maior!!

Anónimo disse...

Lamento a tua decisão e espero que não seja irreversível pois o pólo e a arbitragem precisam de pessoas como tu.
E não tens que pedir desculpa a ninguém, pois acho que todos sabem a tua dedicação e que se tomaste esta decisão foi por algum motivo forte.
Espero é que não te deixes abater por situações ou pessoas que não valem a pena.
Aguardo o teu regresso em breve e vemo-nos num dos próximos torneios.

Anónimo disse...

tenho pena...
beijos e obrigado por tudo =)

Arbitragemwppt disse...

Olá João
Não tenhas pena, pois eu só me afastei de Nacionais e por razões que já expliquei.
Vou continuar ligada à arbitragem regional, com o blog, a trabalhar em prol da arbitragem e da modalidade.
E vou continuar a ajudar clubes que organizem eventos ou torneios, ou associações que queiram apoio.
Só me "retirei" de uma entidade que não me respeitou.