users online

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Análise da arbitragem época 2007-2008

Como prometido, aqui vos publico o primeiro esboço da análise feita à comparência de árbitros nos jogos (não consigo controlar as convocatórias do início da época, por isso é feita com base nas cópias das actas de jogo que ficaram com as equipas).

O ficheiro não está protegido, para poderem fazer as vossas análises e ainda não está 100% finalizado (falta a parte das duplas de arbitragem e os árbitros por categorias, bem como tentar cruzar essa informação num único ficheiro).

Por outro lado, como não consegui recolher a informação de algumas equipas, há alguns jogos que não foram considerados.
Além disso, penso que ainda não foram realizadas as fases finais de infantis ou juniores femininos, bem como de juniores e infantis masculinos.
No ficheiro, que anexo no final, vão ver os jogos com fundo laranja (significa que era a informação disponível, mas não consegui conferir com a cópia das equipas (a azul são jogos da 1ª divisão, amarelo 2ª e rosa são seniores femininos).

Vão igualmente ver no ficheiro da análise nalguns jogos nomes a rosa ou vermelho - existe sempre uma legenda para explicar o significado de cada cor.

A análise está feita de uma forma simples, e mesmo a análise da arbitragem em termos globais está de uma forma diferente, pois para ser correctamente feita deveria ser em relação às categorias de árbitros.
Como não consigo encontrar informação correcta sobre as categorias (há árbitros que acabaram de tirar o curso a apitar 2ª e mesmo 1ª divisão, árbitros distritais que não são chamados, etc., etc), fiz só com base na proporção de jogos que cada árbitro poderia ter feito se houvesse maior distribuição de jogos.

Amanhã tentarei colocar o que falta.

Não vou comentar o que está nesta análise (já me acusam de estar a "perseguir"...) - isso será com cada um. O objectivo é de simplesmente compilar a informação e tornar acessível a todos os que estejam interessados.

Agradeço a ajuda de todos os clubes que enviaram as compilações ou se disponibilizaram a me receber para as fazer.

As vossas sugestões sobre como melhorar o ficheiro ou o tornar de mais fácil leitura (ou com outras análises) será sempre bem recebida.

Espero que ajude pelo menos a colocar as coisas mais claras e transparentes.

Jogos em falta (ou por confirmar)

0 comentários: