users online

sábado, 17 de maio de 2008

Pólo Aquático - Objectivos por escalão

Está disponível no site da FPN (Formação / Técnica / Objectivos) um documento técnico relativo à definição dos objectivos técnicos por escalão.


Este documento já está igualmente disponível no blog de formação (podem aceder através da imagem na área de formação, na barra lateral esquerda do Blog, para fazerem download).

Eis a mensagem de apresentação deste trabalho da FPN:

O documento disponibilizado pretende ser um apoio ao trabalho dos técnicos de Pólo Aquático, nas suas sessões e também uma forma de o tentar uniformizar, procurando garantir que, nas várias escolas de formação do país, os técnicos orientem e privilegiem, nos diferentes escalões de formação do jovem praticante da modalidade, as mesmas componentes críticas. Pretende-se assim que, organizem o seu trabalho com vista a atingir os objectivos mínimos aqui propostos. O facto de assumirmos o compromisso de tentar assegurar um desenvolvimento e aperfeiçoamento dos nossos novos praticantes, faseado e suportado nas várias técnicas que compõem esta tão complexa e aliciante modalidade, fará, estamos convictos, toda a diferença na qualidade do desempenho dos mesmos, aquando a sua chegada ao escalão principal – o Sénior. A estrutura dos conteúdos referentes aos elementos técnicos e tácticos deverá ser construída ao longo da formação (desde a Escola de Pólo Aquático até à categoria Sénior). Deste modo, os conteúdos leccionados em cada escalão possibilitarão e apoiarão a aprendizagem daqueles que respeitam ao escalão seguinte. No que respeita à qualidade física coordenação é até aos 15/16 anos que se atinge cerca de 80% da mesma. Como tal, torna-se extremamente importante que estes 80% sejam construídos de forma a obter o mais elevado nível, dando especial ênfase ao volume e utilizando uma grande variedade de exercícios técnicos (estímulos). A formação técnica inicia-se já nas Escolas de Pólo Aquático e, até ao final do escalão Juvenil, deverão estar concluídos cerca de 90% dos seus conteúdos. No que respeita à formação táctica, ela dever-se-á iniciar no escalão Infantil, sendo incrementada, de forma progressiva, até à idade de Sénior, cumprindo-se assim o objectivo de formação de atletas completos. Estas etapas de formação, a par com a condição física específica bem desenvolvida, constituem os principais “argumentos”, que viabilizam o acesso aos mais elevados níveis de desempenho na modalidade.
www.fpn.pt.

0 comentários: