users online

domingo, 16 de março de 2008

Jogos filmados - proposta

Boa noite

Tenho reflectido nos comentários que ouço de árbitros e equipas sobre as dificuldades de evolução e formação de novos árbitros. Mas a verdade é que uma das razões para os árbitros não conseguirem evoluir mais depressa ou serem mais acompanhados é (temos de o admitir) a falta de pessoas qualificadas para o fazer.

Hoje em dia, com as equipas a aumentarem (o que é excelente para a modalidade), com as quantidades de torneios locais, regionais, internacionais, Campeonatos Nacionais dos mais diversos escalões (M/F), ..., é necessário ter uma enorme estrutura de arbitragem - que espero que com tempo e colaboração de todos se consiga montar.
Por outro lado, sabemos que TODOS nós possuímos (diria mesmo de forma quase inata) o "síndrome de treinador (ou árbitro) de bancada", e que vemos tudo o que o "imbecil" do árbitro não vê (como se ouve repetidamente, em qualquer jogo, de qualquer modalidade).

Mas só quem já apitou sabe:
  • A dificuldade de tomar uma decisão naquela fracção de segundo. É que ou se apita... ou já passou.
  • A pressão de ter sempre jogadores, treinadores e, muitas vezes, o público entusiasta aos berros ou a insultar constantemente.
  • A dificuldade que é ter a experiência e a capacidade de se distanciar do jogo ou da situação a decorrer e antecipar as situações, LER o jogo (isso requer alguns anos de experiência, mesmo para o melhores árbitros em termos de conhecimento de regras).
  • A dificuldade (nada é impossível quando se quer e se pensa nisso) de analisar o jogo à posteriori, tranquilamente, sozinho ou com alguém experiente.
Penso que é razoável assumir que, especialmente para os árbitros que começam na modalidade, ou para os que tem menos experiência (não descurando qualquer outro árbitro), seria excelente poderem, de cabeça mais fria ou relaxada, ver a filmagem do jogo e tentar analisar a sua arbitragem, a postura, o que estava bem feito e o que, eventualmente poderia melhorar.

O ideal seria cada árbitro ter uma pessoa na bancada que filmasse o jogo, para mais tarde ele poder fazer a análise da sua actuação (a exemplo do que já fazem a maioria das equipas portuguesas e quase todas as internacionais). Mas compreendo que seja difícil e para muitos irrealizável (nem todos tem câmaras de filmar, quem possa fazer a filmagem, etc.).

É aqui que surge uma proposta, que implica a colaboração dos clubes:
  • Todos os clubes que fizessem a filmagem dos jogos, enviariam para aqui os filmes dos jogos, que seriam colocados numa base de dados para consulta dos árbitros e de quem os quisesse ver e analisar.
  • Desta forma os árbitros tinham a colaboração dos clubes numa ferramenta que os vai certamente ajudar a evoluir, e as pessoas que os podem formar e acompanhar, na impossibilidade de o fazerem de uma forma regular ou constante, tem também uma forma de fazer o acompanhamento à distância, visionado.
Que vos parece?
Mais uma coisa difícil?!
Utópica?
Ou algo que se poderia facilmente por em prática desde ... já?

Como vos disse na outra mensagem, estou disposta a servir de elemento de ligação para a disponibilização das filmagens (já ando a pesquisar forma de as colocar num formato mais leve numa base de dados do blog... que isto, como tudo na vida, se vai aprendendo devagarinho).

Aguardo os vossos comentários (árbitros e clubes e, porque não, Associações).

5 comentários:

Anónimo disse...

Isso não é ser útopico!! Nem uma reunião de arbitros anual se faz para se definir critérios de jogo, quanto mais avaliações pós jogos. E relembro que o que é visto num angulo é diferente do que é visto noutro!!!

Ricardo saraiva

Arbitragemwppt disse...

Olá Ricardo
Concordo que do ponto de vista de uma análise profunda do jogo em termos de arbitragem, pode parecer estranho.
No entanto os árbitros devem ter a iniciativa de se auto-instruirem e procurarem melhorar.
O facto de não haver reunião anual de árbitros é um problema a ser resolvido pelas Associações e Conselho de Arbitragem.
Mas acredito que entretanto, deveriam ser os próprios árbitros (nos quais me incluo) a procurar soluções para poderem evoluir (especialmente os novos árbitros ou que apitam muito poucos jogos e muitas vezes são "forçados" a apitar jogos de categorias superiores).
E não estou a dizer nada de novo. Posso dizer que conheços muitos árbitros no estrangeiro que usam filmagens para verem a sua actuação (e nunca nenhum deles se queixou de a filmagem ser só de um angulo - tal como as equipas... que só filmam de um ângulo, mas conseguem abranger o campo).
Mas como disse... é uma proposta, talvez idealista... mas já sabes como sou...
Se Moisés não vai à montanha.... a montanha vai a Moisés (neste caso acho que é o que deveriamos começar a pensar... em vez de ficarmos à espera do Moisés... que há uns séculos que não aparece) :-)

Arbitragemwppt disse...

ahhh.. desculpa... talvez me tenha explicado pouco ou mal.
As filmagens não seriam para AVALIAR os árbitros!!!
Seriam para os árbitros poderem ver a sua actuação (com distânciamento) e onde podem melhorar ou pedir apoio nos casos em que tinham dúvidas ou dificuldades.
NÃO ENTRO EM CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO - não é a minha função nem objectivo.
Desculpa se foi isso que transpareceu na mensagem - a ideia é que eu, como árbitro inexperiente, com o distanciamento do jogo o possa ver e analisar (EU) se as situações foram todas bem vistas - ganhar um pouco de visão de jogo...
beijos

Apito na água disse...

Concordo com a proposta, independentemente de existirem reuniões ou não, esse é outro problema, embora seja importante, nomeadamente para se difinirem critérios comuns.
eu próprio solicito aos clubes que efectuam filamegens dos jogos para enviarem, para poder analizar alguns lances mais polémicos com a perspectiva de melhoria constante.
Independentemente da leitura que possa ser feita no decorrer da filamgens, que como sabemos não é muito boa em termos de qualidade, é sempre uma ajuda que pode servir de apoio aos nossa arbitragens.
Já agora no meu blog vou propor, e deixo aqui identica proposta de se efectuarem reuniões mensais de árbitros, onde nos possamos encontrar e falar de arbitrgem de problemas no decorrer dos jogos e propor formas de melhoria.

Anónimo disse...

como sabem, um jogo filmado, ocupa muito espaco, logo um pequeno conselho que dou, e alojar os vitos videos em alguns servidores, e depois metere na basedados, o link para aceder a esses videos. mas para ficar melhor, voces(ou seja, alguem que nao os clubes ou pessoas individuais) deveriam arranjar um servidor para o alojamento desses videos, pois os clubes que filmam os jogos ou distribuem entre si atraves de dvd's ou ent poem na net e depois quem quiser ver, faz o download, mas la ta, de x tempo apagam esse para meterem outras coisas. mas sem duvida que e uma maneira para ajudar a corrigir os arbitros. e isso seria tamebm engracado, (se isso for para a frente), meterem tambem os links para o publico em geral, pois os clubes que filmam os jogos, so os filmam em casa, ficando sem filmagens da outra metade da epoca