users online

domingo, 20 de abril de 2008

Proposta Arbitragem 2008/2009

Como alguns de vocês sabem... há alguns anos que andava a tentar criar um projecto de organização da arbitragem a nível nacional.
Não tendo nenhum tipo de ligação a alguma Associação, Clube ou Federação... gostava de dar o meu contributo (quer seja usado ou não) a esta modalidade há qual me dedico há mais de 20 anos (quer como jogadora, treinadora ou árbitro (ou se calhar nem posso dizer árbitro... mas isso fica para reflexão posterior)).

Já nas anteriores direcções da FPN se tinha falado muito num projecto para a arbitragem, tendo-se inclusivamente criado os modelos de fichas de avaliação que já aqui apresentei...

Mas a verdade é que nestes anos todos ligados à modalidade, não só não vi nenhuma evolução (mas se calhar sou eu que sou mais "loira"... como vi um enorme retrocesso e vejo uma enorme desmotivação nas pessoas...

Como tinha andado com um pouco mais de tempo livre... decidi investir esse tempo a ver o que é feito nos outros países, a estudar melhor os nossos regulamentos (como viram nos extractos publicados - pois a pólvora já se inventou há muito tempo...), a falar com os vários árbitros a nível internacional, conselhos de arbitragem e membros da LEN que conheço... para ter uma melhor ideia do que se passa lá fora e de como poderíamos adaptar à nossa estrutura.

Com base nisso comecei a fazer um esboço (é ainda a ideia muito em bruto... sem estar bem trabalhada ou detalhada) daquilo que poderia fazer avançar a arbitragem em Portugal e fazer com que as pessoas (TODAS) percebam finalmente que TUDO e TODOS estão integrados e fazem parte desta modalidade que se chama PÓLO AQUÁTICO!

Como vos disse... é só um esboço (está na sua versão mais básica, incluindo o quadro anexo com a consolidação das diferentes provas que constituem o calendário nacional (que tentei fazer com base na informação retirada do site FPN), que é só um exemplo de trabalho possível de fazer) - que enviei no dia 9 de Abril a algumas pessoas para comentarem (inclusive ao vogal do Conselho de Arbitragem)... mas na falta de comentários do vogal gostaria de ter a vossa opinião e sugestões sobre a proposta.

É um pouco radical (como eu) e implica acima de tudo uma mudança de mentalidades, de respeito e MUITA COMUNICAÇÃO. E há muita coisa que não está contemplada... E muita coisa que eu desconheço... Mas gostava de ter a vossa opinião sobre a eventual viabilidade desta proposta - feita com base na informação de que disponho e/ou consegui reunir.

Para a visualizarem, basta carregarem nos links abaixo:

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Paulinha,

És uma sonhadora nata!! Isso são passos a mais para uma só vez e ninguem esta preparando para tanto...

Basta leres o nortedeportivo deste fim de semana... onde se dizem mentiras e depois fala-se de inpunidade dos arbitros...

Cad dia me rio mais com tudo isto!

beijocas

ricardo saraiva

Arbitragemwppt disse...

Ricardo
Nunca disse que não era sonhadora. E a utopia depende da vontade de se fazerem as coisas ou não.
por outro lado, isto é um esboço, que nem sei se interessará a alguém... sujeito a modificações e a que se definam prioriodades.
Provavelmente 3 meses de antecedência é muito... mas 15 dias a 1 mês é realizavel.
Além disso a maior parte das pessoas entrega o plano de férias no emprego em Janeiro - porque não fazer o mesmo na FPN?E os estudantes sabem as datas das férias e de exames... é so avisarem com antecedência.
Depois actualizas mensalmente, com a disponibilidade, os turnos rotativos, etc.
Mas será sempre utopia se não houver envolvimento de todos...
E eu sou sonhadora... sou conhecida por isso :-) (upps... isto é o outro blog)