users online

domingo, 6 de abril de 2008

Proposta arbitragem época 2003/04

Ao organizar os meus ficheiros, as pastas, os arquivos (tudo aquilo que se vai acumulando ao longo dos anos), encontrei algo que me fez pensar, novamente, na arbitragem e há quanto tempo se arrasta a situação.

Deparei-me com uma proposta que tinha começado a esboçar na altura, e que tinha apresentado.

Não contemplando as regras "per si", era uma proposta que pretendia moralizar e dar organização e credibilidade (já nesta altura o problema existia) aos árbitros e arbitragem, envolvendo igualmente os clubes no processo.

Na minha ingénua ideia (assumo), mais do que envolver os clubes na avaliação dos árbitros e da aplicação das regras (isso seria função para delegados fazerem) os clubes iriam avaliar, com critérios definidos, o comportamento da equipa de arbitragem.
Tudo isto daria origem a um sistema de pontuação que iria promover os melhores e "despromover" os que não estavam ao nível desejado.

Acima de tudo, a ideia aí esboçada seria a de se poder sempre comunicar e esclarecer sobre os critérios que levavam a que fossem convocados alguns árbitros e outros não, de uma forma clara e objectiva.
Nos links poderão ver um esboço (como referi, foi uma ideia apresentada e como tal ainda em fase de projecto e com muita coisa a desenvolver e melhorar) de cada tipo de comunicação que tinha pensado na altura.

Será que não está na hora de se criar uma organização semelhante?
Para que todos os árbitros, equipas e clubes saibam porque são convocados e porque deixam de o ser... e qual o resultado do seu "trabalho" em cada época (ou de uma forma regular).

Como podem ver... há mais de 5 anos que anda a ser "ruminado" um projecto coerente... para organização e comunicação....

3 comentários:

Apito na água disse...

Olá
É com algum agrado que vejo de nove essas fichas de avaliação, que foram consturidas para ou numa tentativa de melhorar as actuações dos árbitros, de forma responsável demonstrando alguma organização do CA e algum rigor numa possivel avalição dos árbitros. ainda esta época tentei implementar estas avaliações em LX, mas não houve da parte dos treinadores grnade receptividade.
Ainda bem que as foste recuperar e que possam servir de base à tal reorganização da arbitragem, tem-se de começar por algum lado.

Arbitragemwppt disse...

o objectivo é mesmo esse... recolher o máximo de propostas e elementos e ver se todos (clubes, treinadores, árbitros, ...) podemos construir e colaborar para a evoluão da arbitragem e do pólo.
bjs

Anónimo disse...

Ora isso é que poderia ter servido para o fim-de-semana que passou.
Bem que o Senhor intitulado apito na agua nao apitava tao cedo.
CF