users online

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Resultados Sondagem sobre Equipamentos

E mais uma sondagem que termina, desta vez sobre os equipamentos a serem usados por árbitros que actuam no Campeonato Nacional (seja em que categoria for, dos juvenis aos seniores).

  1. De forma indiscutível, com maioria absoluta, ficou a opinião que de qualquer árbitro que apite numa prova do Campeonato nacional deve SEMPRE ter um equipamento oficial fornecido pela FPN (79%)
  2. A opinião de que não devem receber equipamento oficial a menos que sejam árbitros Nacionais obteve cerca de 19% das opiniões
  3. Finalmente tivemos uma pessoa que considera que talvez devam receber o equipamento, se o apitarem mais do que uma vez uma prova do Campeonato Nacional.
Penso que ficou claro (por estes resultados) que qualquer árbitro que seja convocado para apitar um jogo do Campeonato Nacional (seja de 1ª divisão, 2ª, júnior, juvenil, infantil, masculino ou feminino) deve ter um equipamento Oficial, entregue pela FPN.

Se lutamos por credibilidade e por uma melhor arbitragem, devemos começar pela imagem que se transmite com o equipamento que se usa e com uma uniformização (os dois árbitros usam o mesmo equipamento - o oficial).
E quando se convoca um árbitro deve garantir-se que ele vai ter o equipamento oficial para arbitrar aquele jogo... a imagem é meio caminho andado para a credibilidade e mesmo, quer se queira ou não, para a confiança dos novos árbitros!

Mais uma vez obrigada a todos pela participação e... continuem a enviar sugestões para sondagens!!!

Não deixem de ver as novas sondagens... e de VOTAR!!!

1 comentários:

Anónimo disse...

É certo que para uma boa postura do árbitro, pra ser respeitado, deve seguir certas regras morais. A "regra moral" de usar equipamento adequado é a mais correca, mas ouve-se árbitros a queixar que n têm equipamentos, mas pelo menos pólos vão aparecendo, calças é mais dificil, mas calças brancos todos arranjamos, é preciso é ter vontade. Tb temos que ter noção que um árbitro logo que começa a arbitrar n se deve fornecer equipamento, penso eu, porque muito até começam bem mas logo se desligam e é só dinheiro mal gasto em equipamentos.
Penso que todos árbitros deveriam ter umas calças brancas, ténis brancos e um pólo, da FPN (talvez os que já apitam Camp Nacional) e os outros deveriam ter p´los da respectiva Associação...

Talvez assim fiquem a ser um pouco mais respeitados, pelo menos pela aparência e dp postura...